segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quarto do Caio

PARA MENINOS

Muita gente me pede dicas e sugestões para quartos de menino, a principio, é muito mais fácil de se encontrar dicas e referências para quartos de menina, talvez por podermos abusar mais nos detalhes, nas cores... enfim.

Bom, hoje publico o Quarto do Caio. Nesse caso, a mãe já tinha uma cor em mente, queria fugir no tradicional azul bebê, usando o azul marinho.

O listrado ela já tinha gostado em fotos que viu, mantivemos o listrado em meia parede para deixar o ambiente mais leve, com o branco em baixo, assim valorizando os listras e criando uma verticalidade que dá a sensação do pé direito ser mais alto. Nesse caso, optei por um papel de parede, que é de fácil e rápida aplicação, além de ter um custo acessivel e permitir manutenção.

Nos quadros, os detalhes em vermelho, trazem calor ao ambiente, quebrando um pouco a dureza do azul escuro, deixando o espaço mais confortável e lúdico.






Para um melhor acabamento entre a pintura branca e o papel de parede, sugeri um rodameio de gesso, com um friso central, seguindo a linha dos móveis. Tudo com linhas retas e modernas. O rodameio com 15cm de largura, foi definido para que a proporção em relação as listras, ficasse harmônica.


A cama era uma cama de solteiro box, simples. desenhei duas cabeceiras, seguindo o padrão do berço (já comprado) transformando-a em uma cama marquesa, que seria usada também como apoio para as mamadas e caso recebam alguma vista. No futuro poderá ser usada como a cama do Caio, já que as linhas seguem um desenho que permite o uso independente da idade.

Os nichos na parede ao fundo, servem para quebrar um pouco o desenho repetitivo das listras, mas por serem vazados, permitem ainda a continuidade da textura. Para os nichos, uma dica é sempre optarem por nichos de pelo menos 20cm de profundidade, menos do que isso, fica dificil colocar bichinhos de pelúcia. Os nichos encontraos facilmente, geralmente tem 15cm, com essa profundidade os bichos de pelúcia tendem para fora e caem facilmente.





O armário também foi projetado por mim e executado por marceneiro. Seguindo a idéia do clean, optei por usar puxadores em cava, todos feitos na própria madeira, evitando manutenção futura ou qualquer outro desgaste do puxador. A cava segue contínua, servindo como puxador e como detalhe para o móvel.

Como o quartinho não comportava um armário espaçoso e uma comôda separada, resolvi colocar a comôda dentro do armário, ganhando espaço em cima dela e nas laterais, já que estaria tudo "compactado".

A mãe pediu para que previsse espaço para uma futura televisão. Previ esse espaço no lugar da comôda. Assim, nesse vão, hoje usado como trocador, há um fundo falso já com as tomadas necessárias para poder instalar uma televisão, quando o pequeno Caio, não usar mais como trocador.





Também previ passa-fios. Uma portinha que abre para acessarmos as tomadas, facilitando a passagem de fios pelo fundo falso. Esse passa fios, foi inserido na prateleira superior e nos nichos inferiores, onde hoje de encontram as caixas de vime branco. Tendo, assim, espaço suficiente para video games, decodificador de tv a cabo e dvd.


Sendo mãe, há algumas necessidades que conhecemos bem. No meu caso, senti falta de um "canto" para jogar a roupa suja, naquele momento em que o bebê consegue sujar tudo ao mesmo tempo e temos que nos livrar daquilo o mais rápido possivel. Geralmente apelamos para quem está por perto ou para o chão mesmo. rs Prevendo esse tipo de momento que não é raro, na parte inferior da primeira porta do armário coloquei um gavetão duplo, que hoje pode ser usado como apoio para jogar a roupa suja, e se usarmos ganchos de pendurar vassouras, colados nas laterais do gavetão maior, é possivel pendurar saco de lixo e usar para jogar a fralda suja. Seria um apoio na hora da troca e no futuro poderá ser usado como gavetão de brinquedo.


As sapaterias se encontram a uma altura maior, ajudando a mãe no manuseio e escolha.


Na última parte, foi solicitado que houvesse um espaço para tábua de pasar, ferro e aspirador de pó, pois esses itens sempre estiveram nesse quarto e não há lugar na área de serviço. Então, inseri um nicho para esses itens, junto com um cabideiro duplo, onde a mamãe ganhou espaço para pendurar as roupinhas do bebê e que futuramente, retirando o de baixo, pode manter apenas um, com roupas maiores.

A vantagem de um armário projetado, é pdoer se pensar nesses detalhes minimos, suprindo sua necessidade, adequando com a estética e funcionalidade. Sem contar que a durabilidade de um móvel executado por marceneiro é de no minimo 20 anos. Pensando no custo-beneficio, vale a pena o investimento.


Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida meus contatos são:
99513-6348

Nenhum comentário:

Postar um comentário